Turistas devem ficar atentos a práticas abusivas na locação de imóveis para show de Lady Gaga no Rio
- Marcus Modesto
- há 16 horas
- 2 min de leitura
Com a cidade do Rio de Janeiro se preparando para receber milhares de turistas para o aguardado show de Lady Gaga, no próximo sábado (27), a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ emitiram um alerta importante: práticas abusivas na locação de imóveis estão sendo investigadas e podem prejudicar visitantes que planejam aproveitar o evento em Copacabana.
De acordo com a SEDCON, há fortes indícios de que proprietários estariam cancelando reservas já confirmadas para cobrar valores muito mais altos na tentativa de aproveitar a alta demanda gerada pelo evento. A prática é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor e pode resultar em sanções tanto para os donos dos imóveis quanto para plataformas digitais de hospedagem.
“Se comprovado abuso de poder econômico ou aumento abusivo de preço, aplicaremos sanções rigorosas”, afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Para proteger o turista, as plataformas de locação foram notificadas e precisam apresentar dados sobre cancelamentos e renegociações realizados entre 20 de abril e 10 de maio. Os preços também serão comparados com os valores praticados em anos anteriores.
O que o turista deve fazer se for prejudicado?
O visitante que tiver a reserva cancelada ou renegociada de forma irregular deve reunir provas como e-mails, contratos ou mensagens e registrar a denúncia nos canais do Fala Consumidor (SEDCON) ou do PROCON-RJ. “É fundamental que o turista denuncie para que possamos atuar com rapidez e evitar novos abusos”, destacou Fonseca.
O show, que terá início às 21h45 e contará com uma superestrutura montada na Praia de Copacabana, promete não apenas um espetáculo inesquecível, mas também um grande impacto na economia da cidade. A programação inclui sets de DJs antes e depois da apresentação principal, além de 16 torres de som para garantir a melhor experiência sonora.
Enquanto a expectativa é de muita festa e celebração, os turistas devem se manter atentos para que a viagem ao Rio seja marcada apenas por boas lembranças — e não por prejuízos inesperados.

コメント